O Artista

Luiz Boschi Grecco

Arquiteto Urbanista formado pela Universidade de São Paulo, divide o tempo entre a arquitetura, a ilustração e o estudo do desenho. Cursou um ano em intercambio acadêmico na ENSA Nantes, na França, onde estudou Cenografia, design do produto, história e crítica da arquitetura e artes plásticas.

Iº módulo

Da Natureza

18 de abril

Como primeira aula da vivência, o foco será em introduzir os materiais primeiros que serão usados no curso: o papel, o lápis e o carvão. Serão desenvolvidos desenhos de observação de coisas que se encontram na natureza de acordo com essas técnicas. O objetivo nesse primeiro momento é fazer com que o aluno perca o medo de desenhar.

25 de abril

Na segunda aula da vivência serão mantidos os objetos de estudo: Flores, Folhas, Pedras, Galhos, etc. Agora, introduziremos o material que será mais usado no curso: o nanquim. As técnicas de nanquim exploradas nessa aula serão o pincel e a esponja.

2 de maio

A terceira aula irá introduzir o lápis de cor e o pastel oleoso. Mantendo os objetos de estudo, a aula será focada em subverter a observação e leitura natural de cores. Se desenharmos uma maçã azul, não vermelha, ela continua sendo uma maçã? Quais as sensações que cada cor traz consigo?

IIº módulo

Dos Objetos

9 de maio

Essa aula começa a introduzir objetos do cotidiano para a vivência. Dessa forma, trabalharemos alguns conceitos mais básicos do desenho de observação como luz e sombra e composição da cena.

Técnica: Lápis

16 de maio

A aula dá continuidade ao trabalho da anterior, mas dessa vez com o aprofundamento nas técnicas do nanquim, explorando diferentes concentrações de tinta usando o pincel e a esponja.

23 de maio

Aula introdutória de aquarela.

IIIº módulo

Do Nu

Terceiro e último módulo do curso, aprofunda-se nas questões sobre o desenho valendo-se do corpo humano como objeto de estudo. Essas são as aulas em que mais se trabalhará a coordenação óculo-manual.

Recomendação de Leitura para os Alunos:
O Nu, Paul Valéry in Degas, Dança e Desenho

30 de maio

1 hora de poses rápidas (3 e 5 minutos), 1 hora de poses de média duração (15 minutos) e mais duas poses de 30 minutos em que o aluno será desafiado não só a explorar o corpo humano, mas o espaço em que o objeto se situa;

Técnica: Nanquim – Pincel e Papel molhado

6 de junho

1 hora de poses rápidas (3 e 5 minutos), 1 hora de poses de média duração (15 minutos) e mais duas poses de 30 minutos em que o aluno deverá explorar os meios tons do nanquim, aprimorando pela aplicação, as técnicas de luz e sombra

Técnica: Nanquim – Pincel e Papel molhado

13 de junho

Meia hora de poses rápidas (3 e 5 minutos), 1 hora de poses de média duração (15 minutos) e mais três poses de 30 minutos. Serão explorados diferentes enquadramentos da cena e do objeto.

Técnica: Nanquim, Pastel Oleoso/ Lápis de cor

20 de junho

Meia hora de poses rápidas (3 e 5 minutos), Meia hora de poses de média duração (15 minutos) e Quatro duas poses de 30 minutos.

Técnica: Nanquim e Aquarela